quinta-feira, 23 de junho de 2011

Grêmio Esportivo Veronese, na década de 50, com o zagueiro Décio Rossi

Equipe do Grêmio Esportivo Veronese, de Canoas, primeiro clube canoense a participar do Campeonato da 1ª Divisão do Futebol Gaúcho, em 1960.





O Grêmio Esportivo Veronese foi fundado em 01 de maio de 1942, pelo diretor da Fábrica de Gaitas Veronese, Fiorello Veronese, que era também presidente e técnico do time. O clube usava uniforme nas cores Azul, Preto e Branco ou, em outras oportunidades com camisetas, calões e meias brancas, conforme relata José Luiz Tavares Maciel.



A sede ficava na Rua Machadinho, na Vila Rio Branco (hoje Bairro Rio Brano) e o time tinha como apelido: Time das Gaitas, ´pelo fato de ser financiado pela Fábrica de Gaitas Veronese, cuja sede também ficava no mesmo bairro.

TÍTULOS CONQUISTADOS:
Campeão Canoense de 1952, 1953 - Tri-Campeão Profissional de Canoas nos anos de 1956, 1957, 1958 - Campeão do Torneio Início de Canoas nos anos de 1952 e 1953 - Campeão Estadual Amador da 5ª Região em 1952 - Campeão Estadual Amor da Região Nordeste em 1952 - Vice-Campeão Estadual de Amadores em 1952 - Vice-Campeão Estadual da Região Nordeste em 1953 - Campeão do Torneio da Semana da Pátria de 1956 - Campeão Metropolitano da Série "B" em 1959 -  Campeão do Torneio de Encerramento da Série "B" também em 1959 - Campeão Metropolitano Invicto da Série "B" Juvenil em 1959.

IMPORTANTE: Disputou a final do Estdaual de Amdores contra o Grêmio Santoangelense em 1952; Disputou o campeonato Metro´politano da Série "A" em 1960, ficando em último lugar, tornando-se, assim, o primeiro clube de Canoas a disputar o campeonato da 1ª Divisão de Profissionais do Rio Grande do Sul.


CAMPANHA: Jogos: 14 - Vitórias: 0 - Empates: 4 - Derrotas:10 - Gols Pró:13 - Gols Contra: 31 - Saldo de Gols: -18 - Pontos Ganhos: 4
As equipes de Aspirantes ficou em 7º lugar e a de Juvenil classificou-se em 5º. O Grêmio Esportivo Veronese encerrou suas atividades no ano de 1961, deixando uma importante lacuna no futebol de Canoas.


LOGOTIPOS / ESCUDOS DO G. E. VERONESE
 
* Fonte: José Luiz Tavares Maciel, de Sapucaia do Sul.

Essa outra matéria, ainda que com poucas informações, bem como as fotos, foram conseguidas pelo leitor Cid Rossi, neto do ex-zagueiro do Grêmio Esportivo Veronese, Décio Marcondes Rossi, na década de 50 (neste mês de junho de 2011 completando 80 anos de idade), clube então comandado pelo empresário Fiorelo Veronese, diretor da Fábrica de Gaitas Veronese, que se localizava na Rua Machadinho, na Vila (hoje bairro) Rio Branco, fabricante das famosas gaitas Veronese. E acima uma foto raríssima, que faz parte do acervo da família Rossi. Um detalhe interessante a destacar é que as cores das camisetas do Veronese eram de um listrado vertical em azul e branco, escolhidas pelo diretor do time Fiorelo Veronese, que era torcedor fanático do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Contam que nos jogos entre Grêmio de Porto Alegre e o G. E. Veronese, o diretor Fiorelo obrigava todos os jogadores a carregarem a bandeira do Grêmio, mas a dificuldade era muita, pois quase todo o time canoense era formado por jogadores torcedores do Sport Clube Internacional.

Lembro que no ano de 1961, eu e amigos, fugimos de casa, então na rua Frederico Guilherme Ludwig até o campo do Veronese, na Vila Rio Branco, a pé, para assistir ao jogo amistoso de inauguração das camisetas e do campo do primeiro clube canoense a disputar a 1ª Divisão do Futebol do Rio Grande do Sul, o G. E. Veronese, época em que no Grêmio jogavam, entre outros, o goleiro Sérgio Moacir Torres Nunes Um dos meus ídolos à época (apesar de eu ser Colorado), os zagueiros Airton (o Pavilhão), Ortunho e Enio Rodrigues, o craque Gessi, o centro-avante Juarez, o meia-esquerda Milton Kuelle e o ponteiro esquerdo Vieira (o Vi). Não lembro se nessa época Décio Rossi ainda jogava no Veronese e nem do escore da partida, mas sei que a vitória foi do Grêmio de Porto Alegre.


Time do Colégio Rosário, de Porto Alegre, comandado pelo Irmão Alcides, que lecionava matemática e era o treinador. E o terceiro da esquerda para a direita é o zagueiro Décio Rossi.
Ao alto a foto do time do Colégio Rosário, de Porto Alegre, que tinha o Irmão Alcides como técnico, além de lecionar matemática. Já o zagueiro Décio Rossi é o terceiro a contar da esquerda para a direita. Neste time tinha ainda jogadores profissionais do Sport Clube Internacional e do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Nesse time jogava, ainda, o ex-goleiro Valdir de Moraes, que foi goleiro do extinto Grêmio Esportivo Renner, que em 1954 tornou-se o primeiro campeão gaúcho a quebrar a seqüência de títulos da dupla Gre-Nal, e depois foi contratado como titular da Sociedade Esportiva Palmeiras, de São Paulo, e por fim um grande e reconhecido treinador do goleiros do clube alvi-verde paulista.


Outros times que Décio Rossi defendeu:
Aqui Décio Rossi, o 5º entre os que estão em pé, quando jogador do Pratene, de Nova Prata-RS. E ao seu lado o irmão Altamir Rossi, enquanto que agachado, no centro da foto, está Romeu Rossi, pai do nosso colaborador Cid Rossi.

 
Aqui outra formação do Pratense, de Nova Prata-RS, com o zagueiro Décio Rossi entre os integrantes.
Nas duas fotos acima, com camisetas listradas, são do time do Pratense, de Nova Prata-RS. Em uma delas aparecem os Rossi: Décio e seu irmão Altamir (já falecido), respectivamente, sendo que o Altamir jogou depois no E. C. Madureira e no E. C. São Cristóvão, do Rio de Janeiro, e agachado, no cento da foto, Romeu Rossi (já falecido), que mais tarde se direcionou para as letras, tornando-se escritor com vários livros publicados.


*** Cid Rossi, já aposentado, dedica, hoje, parte do seu tempo em resgatar o passado de seu pai, familiares e parentes. E essa é uma das tantas histórias que se encontravam perdidas e agora está ilustrando ainda mais esse blog sobre "o Futebol de Canoas". Esperamos que outros leitores que venham a acessar este blog, possam colaborar não apenas com mais informações sobre o G. E. Veronese e os irmãos Rossi, mas com todo tipo de material alusivo a clubes e jogadores canoenses, natos ou adotivos.


* Para ver as fotos ampliadas basta um clic sobre as mesmas.
** Contatos com Xico Júnior via e-mail: la-stampa@ig.com.br
.

4 comentários:

  1. Parabéns pela excelente matéria sobre esse time de Canoas. Eu buscava informações sobre o Veronese mas não tinha conseguido nada parecido com essa matéria. Só uma correção. O Veronese realmente foi sim o primeiro clube de canoas a participar do campeonato gaúcho, mas foi em 1956, como campeão da zona planalto. E voltou a disputar pela segunda e última vez em 1958 novamente como campeão da zona planalto. Em 1960 o clube participou de uma outra competição chamada Divisão de Honra que foi disputado de 1955 a 1960 que reunia clubes de Porto Alegre, região metropolitana e Caxias do Sul. Fonte:http://www.rsssfbrasil.com/historics.htm#rs

    ResponderExcluir
  2. Em 1957 o Veronese disputou a Copa dos Campeões do Rio Grande do Sul, os adversários foram o Pelotas, Riograndense e Bagé. Pesquisando na internet achei o campeão, foi o Pelotas, achei também os resultados do clube Pelotense, porém não encontrei mais registros dos outros resultados.

    3º rodada - Pelotas 4x0 Veronese
    6º e última rodada - Veronese 0x3 Pelotas

    ResponderExcluir
  3. A foto de cima não é do G.E.Pratense, é do Esportivo CIRCULISTA Pratense, a de baixo sim é do G.E.Pratense

    ResponderExcluir